HIV – VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA

HIV / AIDS

  • HIV ou o vírus da imunodeficiência humana, é o vírus que causa a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). HIV destrói o sistema imunológico do corpo, matando as células sanguíneas que combatem as infecções. Uma vez que o HIV destrói uma parte substancial destas células, a capacidade do organismo de combater e recuperar de infecções é comprometida. Este estágio avançado da infecção pelo HIV é conhecida como AIDS.
  • As pessoas cujos HIV tem evoluído para SIDA são muito suscetíveis a infecções oportunistas que normalmente não fazem as pessoas doentes e certas formas de cancro.
  • SIDA pode ser prevenida por início precoce da terapia anti-retroviral em pacientes com infecção por HIV. A transmissão do vírus ocorre principalmente durante a atividade sexual desprotegida e pelo compartilhamento de agulhas usadas para injetar drogas intravenosas, embora o vírus também pode se espalhar de mãe para filho durante a gravidez, parto e amamentação.
  • Em 2013, os pesquisadores NIH-suportados relatou que uma criança de 2 anos de idade, que nasceu com HIV e foi tratado a partir dos primeiros dias de vida teve sua infecção HIV entrar em remissão. Este parece ser o primeiro caso de cura funcional do HIV.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *